5 de mar de 2014

Poster do Led Zeppelin é na verdade um jogo dos 7 erros

Esse poster, que seria a reprodução do anúncio de um show do Led Zeppelin, está à venda "nas grandes livrarias" e num site brasileiro chamado Classic Photos. Já ganhei dois de amigos que sabem que adoro o Led Zeppelin, mas não conhecem a história da banda para sacar que ele não vale nem 5 centavos. Na verdade, o poster está muito mais para um jogo dos 7 erros do que para uma memorábilia digna de integrar a coleção de um fã. As únicas informações corretas são a data, 24/4/1969, e o local do show, o lendário Fillmore West em São Francisco, do empresário Bill Graham.

Poster falso do Led Zeppelin anunciando show no Fillmore West em 24/4/1969

Vamos aos erros:

Erro #1
The Song Remains the Same é uma música do álbum Houses of The Holy, lançado em 1973 e gravado em 1972. Aliás, a 1ª vez que o Led Zeppelin tocou essa música ao vivo foi em 1972, no Japão. Logo, é impossível que The Song Remains The Same tenha sido anunciada no poster de um show de 1969.

Erro #2
Mesmo problema com Rock and Roll, que é uma música do álbum sem título lançado em 1971, conhecido entre os fãs como Led Zeppelin IV ou Four Symbols. Ela foi composta quase que por acaso, durante uma jam session, enquanto a banda tentava gravar Four Sticks, também do Led IV. Como esse quarto álbum foi todo gravado entre dezembro de 1970 e março de 1971, obviamente também é impossível que Rock and Roll tenha sido anunciada no poster de um show de 1969.

Erro #3
A imagem de John Bonham (à esquerda, no alto) não é de 1969 nem por decreto. Naquela época Bonham tinha apenas 21 anos de idade. A imagem é de fato do baterista, mas com pelo menos uns oito anos (e muitos litros de vodka) a mais nas costas.

Erro #4
O mesmo acontece com John Paul Jones (à direita, embaixo), que está muito mais velho na foto do poster falso do que era em 1969, além de estar usando um terno, opção de figurino inimaginável para o auge da psicodelia da década de 60. Apenas para comparar, veja abaixo como era o visual da banda em março de 1969, aproximadamente um mês antes do show no Fillmore West.

Led Zeppelin em março de 1969
Fonte da imagem: www.ledzeppelin.com

Erro #5
Apesar do Led Zeppelin ser a atração principal, a cantora Julie Driscoll, acompanhada por Brian Auger e a banda Trinity, também se apresentou antes do Led subir ao palco. O poster falso não faz nenhuma referência a isso.

Erro #6
O valor do ingresso, que dava direito a assistir a apresentação do dia 24/04/1969 (quinta-feira) ou a do dia 27/04/1969 (domingo), foi de US$ 3,00 e não de US$ 4,00 como informado no poster falso.

Erro #7
E o maior erro de todos é que o poster de divulgação verdadeiro deste show, criado por Randy Tuten, ficou famoso por estampar um inusitado abacate. O bootleg deste show (gravação não oficial) até foi batizado de The Dancing Avocado justamente por causa do poster original, que é esse aqui:

Poster original de divulgação do show do Led Zeppelin realizado em 24/4/1969 no Fillmore West

Resumindo: se você quiser presentear alguém que gosta de Led Zeppelin de verdade não gaste seu rico dinheirinho com um papelão sujo de tinta e cheio de informações erradas. Tem um montão de produtos oficiais muito mais interessantes do que este no mercado, embora certamente mais caros.

Pin It

Nenhum comentário: