3 de mar de 2013

Dicas preciosas para quem usa o Gmail

Aqui vão duas dicas preciosas para quem usa o Gmail que ajudam o gerenciamento das mensagens recebidas e a identificar as empresas que vendem o seu endereço de e-mail para SPAMMERS. A não ser que você seja um nerd de fazer inveja ao Sheldon Cooper ou trabalhe no Google, garanto que você está prestes a se surpreender.

Imaginemos que o seu endereço de e-mail no Gmail seja comousemponto@gmail.com. Ou seja, "comousemponto" seria o seu username no Gmail e demais serviços do Google neste exemplo.



Dica #1: se alguém enviar um e-mail para qualquer um dos endereços abaixo, você receberá a mensagem normalmente.

com.ou.sem.ponto@gmail.com

comou.sem.ponto@gmail.com

com.ou.semponto@gmail.com

c.o.m.o.u.s.e.m.p.o.n.t.o@gmail.com

É isso mesmo: inserir pontos em qualquer lugar do seu username do Gmail não muda absolutamente NADA.

Dica #2: se alguém lhe enviar um e-mail para qualquer dos endereços abaixo, você também receberá a mensagem normalmente.

comousemponto+ticketmaster@gmail.com

comousemponto+saraiva@gmail.com

comousemponto+estadao@gmail.com

comousemponto+spam@gmail.com

Beleza, incrível, não sabia de nada disso, mas... e daí?!

Daí que para fazer quase qualquer coisa na internet (adquirir um produto ou um serviço, assinar um abaixo-assinado, se cadastrar para receber uma newsletter, fazer um comentário em um blog etc.) precisamos fornecer um endereço de e-mail válido e, infelizmente, depois de fazermos esse tipo de cadastro, não demora muito para começarmos a receber SPAMS de todos os lados, contendo desde dietas milagrosas, anúncios de Viagra, mágicas para aumentar o pênis, ofertas de planos de saúde e, o que é pior, mensagens com vírus e links "maliciosos".

Conhecendo a dica #2, a partir de agora, quando você for fornecer o seu e-mail, pode incluir após o seu username um "+algumacoisa" que identifique onde o seu endereço eletrônico está sendo cadastrado e criar filtros na sua caixa de entrada para que o Gmail aja da maneira que você deseja com a mensagem enviada por este site, empresa, loja virtual, blog etc (enviar direto para a lixeira, encaminhar para outra pessoa, arquivar em uma pasta especial).

Porém, alguns sites não aceitam o cadastramento de caracteres especiais como o "+". E é aí que a dica #1 torna-se útil: você pode usar os pontos para se cadastrar com um username diferente em vários sites. Por exemplo:

c.omousemponto@gmail.com --> Ticketmaster

co.mousemponto@gmail.com --> Saraiva

com.ousemponto@gmail.com --> Estadão

E assim por diante. Dependendo do número de caracteres do seu username você poderá criar dezenas de endereços de e-mail diferentes. Basta anotar em algum lugar para que empresa você forneceu qual username e será possível manter o mesmo nível de controle que a ferramenta "+algumacoisa" oferece. Lembrando que com esses sistema de inserção de pontos você também pode criar filtros para que o Gmail lide de maneira diferente as mensagens enviadas por cada empresa.

O mais interessante de tudo, na minha opinião, é que se um dia você receber um SPAM de uma empresa na qual você nunca se cadastrou e ele tiver sido enviado para comousemponto+lojatal@gmail.com (ou para o e-mail com pontos que você reservou especialmente para se cadastrar na "Loja Tal"), vai ficar claro e evidente que a "Loja Tal" vendeu o seu e-mail. [via]

Pin It

Nenhum comentário: