Pular para o conteúdo principal

RIP Jim Marshall

Faleceu ontem, no dia 05 de abril, aos 88 anos de idade, o inglês Jim Marshall, o homem que deu voz às guitarras de feras como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Stevie Ray Vaughan e Ritchie Blackmore. Os amplificadores que começou a desenvolver no início dos anos 1960 logo viraram febre no meio do rock por garantir potência sem abrir mão da nitidez, tornando-se a maior referência para o resto da indústria até os dias de hoje. Não sei como andam as coisas atualmente, mas nos anos 70 e 80 todo moleque que sonhava em ser guitarrista "precisava" ter um Marshall em casa (eu me incluo nesse grupo, embora seja um guitarrista calhorda ao extremo).

Graças ao salto de qualidade proporcionado por seus amplificadores, Marshall ficou conhecido como Lord of the Loud e Father of the Loud (algo como o Mestre do Barulho) e até foi condecorado pela Rainha Elizabeth com a Ordem do Império Britânico em reconhecimento aos serviços prestados à indústria da música e pelas caridades praticadas (ele fez doações generosíssimas a um hospital londrino onde foi tratado de tuberculose quando criança).

Apesar de seu invento ter beneficiado especialmente os guitarristas de rock e suas derivações, Marshall gostava de jazz e era baterista de formação. A exemplo de John Bonham, tinha Gene Krupa como grande ídolo. Antes de começar a se dedicar à produção dos amplificadores tinha uma loja de discos em Londres e lecionava bateria (Mitch Mitchell, da Jimi Hendrix Experience, foi seu aluno).

Não faço ideia por quais caminhos a tecnologia ainda levará a música, mas enquanto for possível plugar uma guitarra num amplificador e tocar meia dúzia de riffs "no talo", eu estarei satisfeito.

RIP JIM MARSHALL

Comentários