Pular para o conteúdo principal

Aniversário de 40 anos do Led Zeppelin IV

Há exatamente 40 anos, em 8 de novembro de 1971, era lançado o mítico álbum sem título do Led Zeppelin, que acabou ficando conhecido como Led Zeppelin IV por ser o 4º disco da banda. Numa estratégia de marketing tão arriscada quanto genial, Jimmy Page e Peter Grant (manager) decidiram não apenas deixar o LP sem título, mas também criar uma capa que não tivesse qualquer referência à banda, seus integrantes ou mesmo os nomes das músicas.

Frente e verso da capa do álbum Led Zeppelin IV
Frente (à direita) e verso da capa do LP original. Imagem via
Na parte da frente havia apenas um quadro onde um senhorzinho era representado carregando um feixe de galhos nas costas. Ao abrir-se a capa totalmente, percebia-se que o quadro estava pendurado em um muro semidemolido num suburbio londrino qualquer. A intenção era contrapor os universos urbano e rural (aliás, integrar elementos contrastantes sempre foi a especialidade da banda). Para completar o clima místico, Page, Plant, Jonesy e Bonham adotaram símbolos que os representassem, razão pela qual o Led IV também é conhecido como Four Symbols, entre outros apelidos.

Four Symbols
Jimmy Page, John Paul Jones, John Bonham e Robert Plant. Imagem via

O álbum, que pelos não iniciados é conhecido somente por ser "aquele que tem Stairway to Heaven", já vendeu quase 30 milhões de cópias em todo o mundo, entre LPs e CDs, e reúne alguns dos maiores clássicos do hard rock de todos os tempos, como Rock 'n' Roll e Black Dog, aquele tipo de música que a gente pode ouvir 1 milhão de vezes e não se cansar nunca.

Obs: no LP original, o Lado A acaba com "Stairway to Heaven".

Comentários