Pular para o conteúdo principal

Led e Sabbath: acidente, homenagem ou plágio?

Em 1971 o Led Zeppelin lançou seu 4º LP, batizado somente de IV, por muitos considerado o melhor álbum de rock de todos os tempos. Entre vários clássicos, lá está "Stairway to Heaven", cujo solo todo guitarrista que se preze sabe de cor.

Em 1980 o Black Sabbath lançou "Heaven and Hell", o 9º LP da banda e o 1º com Ronnie James Dio, que substituiu Ozzy Osbourne no vocal. É um álbum absolutamente sensacional, também recheado de clássicos, como a própria "Heaven and Hell", "Neon Knights" e "Children of the Sea". A música que fecha o álbum é "Lonely is the Word", que tem um dos mais incríveis solos de guitarra de Tony Iommi.

Até aí, nenhuma novidade.

Agora, ouça no player abaixo um trecho do solo de Jimmy Page em "Stairway to Heaven" e, logo em seguida, um trecho do solo de Tony Iommi em "Lonely is the Word".



Repararam algo parecido nos dois trechos? Play it again, Sam!

Bom, o Led não tem moral para reclamar de plágio, já que pegou na mão grande um monte de blues e músicas relativamente obscuras dos anos 1960 para criar vários dos seus maiores sucessos ("Whole Lotta Love" é o maior exemplo). Por outro lado, o Black Sabbath pode ser considerado o conjunto que mais inovou o cenário musical dos anos 1970 e serviu de inspiração para um monte de bandas e estilos musicais que surgiram nas décadas seguintes. Não se queimaria por tão pouco. Em todo caso, não deixa de ser curiosa uma semelhança tão grande.

Seria uma espécie de homenagem do Sabbath ao Led, afinal todos integrantes das duas bandas eram amigos? Francamente, não sei. Só por curiosidade, "Heaven and Hell" foi lançado no mesmo ano em que John Bonham faleceu e o Led Zeppelin acabou, 1980.

Comentários