Pular para o conteúdo principal

Um golpe que envolve o Bradesco, a Dinamarca e o Camboja

Golpe na internet é o que não falta, mas dá para evitar ser vítima da maioria deles com o mínimo de bom senso e orientações básicas. Só que os caras estão ficando cada vez mais ardilosos e sofisticados, então todo cuidado é pouco.

Hoje recebi um e-mail que me deixou com a pulga atrás da orelha. A mensagem tinha o título "Fatura vencida" e foi enviado por "cobraca@financeiro.com.br". Além de não estar devendo nada pra ninguém,  de cara já achei estranho o "cobraca" sem o "N". Entrei no site Registro.br, pesquisei o domínio www.financeiro.com.br e descobri que ele pertence ao Banco Bradesco SA. Daí comecei a ficar levemente preocupado e é com isto que os golpistas contam.

Voltei para o e-mail. Para quem não sabe, é possível descobrir o teor de qualquer mensagem sem precisar abri-la, o que evita a instalação de softwares maliciosos e vírus na sua máquina. Em cada cliente de e-mail (Outlook Express, Thunderbird, Mail etc.), o procedimento para se ter acesso ao código-fonte pode mudar um pouco, mas geralmente deve-se selecionar a mensagem (sem abri-la), clicar em "Exibir" no menu superior e depois escolher a opção "Código-fonte". Assim, tive acesso ao texto da mensagem, bem como aos links contidos nela.


O texto continha erros de ortografia e de concordância, além de um link para impressão de um boleto bancário: http://forum.jx.com.kh/avatars/boleto.php. Mais evidente de que é um golpe, impossível. Fui pesquisar de onde era a o sufíxo .kh (que renderia algumas piadas infames) e descobri que é do Camboja! Além disso, embora o remetente exibido fosse "cobraca@financeiro.com.br," a mensagem foi enviada originalmente por "www-data@danskscanning.dk", endereço de e-mail pertencente a uma empresa dinamarquesa, Dansk Scanning. Enfim, uma salada só.

Sou leigo no assunto e nem imagino como é possível alguém mandar um e-mail como se fosse outra pessoa/empresa, mas pelo visto isso é moleza hoje em dia.

Comentários

Iris disse…
Recebi um destes hoje! Você me ajudou muito, obrigada!
Erica disse…
Eu abri e agora como faço pra não pagar isso
Cortissa disse…
Oi, Erica. Não sei exatamente que tipo de vírus havia na mensagem, mas se você tem bom um programa antivirus instalado em seu computador, basta rodá-lo. O antivirus, se estiver com a base de dados atualizada, deve identificar automaticamente o arquivo infectado. No meu PC eu uso o AVG Free (http://free.avg.com/ww-en/download-free-antivirus). O importante é voce não fazer nenhuma transação bancária ou compra com cartão de crédito antes de ter certeza de que o vírus foi eliminado. Depois que ficar livre do vírus, também mude as senhas de e-mail, facebook etc.