Pular para o conteúdo principal

Grandes Pensamentos Filosóficos 10

1. Desde 1985 o Brasil adota o horário de verão em boa parte do país. Será possível que até hoje, depois de 25 anos ininterruptos desta prática, cada vez que ele entra em vigor, a mídia tem que fazer reportagens sobre "como o horário de verão afeta negativamente o nosso relógio biológico"?! Já tá ficando mais manjado do que neguinho anunciar que o preço do bacalhau vai subir na Semana Santa... E por conta desse festival de obviedades, outro dia ouvi no rádio uma entrevista sobre esse assunto com um médico. O entrevistador perguntou ao médico quais sintomas eram mais comuns entre as pessoas que sofrem para se adaptar ao horário de verão? O médico não teve dúvida e respondeu na lata, sem rodeios: sono. Mentira...

2. Outra coisa que me espanta, em proporções bem maiores, é o fato de "gente boa" ainda continuar defendendo o governo Lula e a eleição de Dilma com unhas e dentes. Na terça, se não me engano, ouvi na CBN Dalmo Dallari e Hélio Bicudo defendendo ao vivo as candidaturas de Dilma e Serra, respectivamete. Bicudo, um dos fundadores do PT, disse tudo o que qualquer pessoa que sabe ler e escrever já sabe há tempos: que a estabilidade brasileira é fruto de conjunturas da economia mundial e não de  uma receita mágica do PT (que aliás, no campo econômico apenas manteve o que FHC vinha fazendo); que o verdadeiro propósito por trás do assistencialismo lulista é angariar votos para se perpetuar no poder; que o este governo privilegia patotas de amigos e não tem pudor em ser corrupto ou em infringir as leis; que é um perigo enorme para a democracia a falta de alternância no poder. Já Dallari se restringiu a dizer que viaja bastante pelo país e que viu a melhora das condições de vida da "pessoa humana", atribuindo essa evolução exclusivamente às "políticas sociais" (leia-se, distribuição de dinheiro) do governo Lula. E ficou nisso. Tive a oportunidade de conhecer Dalmo Dallari pessoalmente, na casa dele. É um sujeito admirável, tanto no trato pessoal quanto por sua cultura geral e sobretudo jurídica. Todos que foram seus alunos dizem o mesmo. O que faz uma pessoa culta e bem intencionada fechar os olhos para tudo o que aconteceu em matéria de corrupção, tráfico de influências, mensalão, quebras de sigilo, dólares da cueca, uso da máquina estatal e tantos outros absurdos colecionados nos últimos anos?! Juro que não consigo entender.

3. Vou votar no Serra, mas sem convicção nenhuma. Somente a de que 12 anos de PT podem se transformar em 24 facilmente e se isso acontecer a chance de nos "cubanizarmos" é enorme.  Há uma ala do PT doidinha para controlar a mídia. O "companheiro" Franklin Martins está estudando como fazer isso há tempos e  o programa de governo da Dilma que foi entregue ao TSE "por engano" previa uma espécie de censura à imprensa. Por outro lado, o Estado se endividou absurdamente nos últimos 8 anos. As contas não fecham de jeito nenhum e só mesmo peripécias contábeis como a por trás da recente capitalização da Petrobrás podem maquiar  a realidade. Mais PT significará a médio prazo um Estado empobrecido e com cerceamento das liberdades individuais, enquanto os amigos "do cara" vão se locupletar cada vez mais. O sonho dourado de Zé Dirceu e companhia.  O duro é que o PSDB "à nível de oposição" é um fiasco sem tamanho. De marketing, então, nem se fala. Só um milagre mesmo nos salvará.

4. Conversando recentemente com um médico cirurgião amigo nosso, bastante experiente, descobri porque 90% dos políticos vão se tratar no Hospital Sírio Libanês: eles não pagam absolutamente nada. O hospital fatura com a mídia que ganha nos veículos de comunicação a cada boletim médico divulgado, a cada nota publicada nos jornais etc. Não é bacana saber que tem gente que vende todos os imóveis da família para arcar com as despesas de tratamento de um parente  doente enquanto políticos da estirpe e com as contas bancárias de José Sarney, Paulo Maluf, José de Alencar, Romeu Tuma, entre outros, recebem tratamento VIP e não precisam colocar a mão no bolso?! Meu pai, que não era político, pagou todas as diárias de UTI e cada esparadrapo gasto durante seus vários dias de internação até a sua morte. E eu, trouxa que sou, fiquei durante quase 2 anos doando sangue e plaquetas para o banco de sangue desse hospital, que possivelmente está circulando nas veias de pessoas como as citadas acima. Lembrando que o Sírio é considerado instituição filantrópica, o que lhe garante o privilégio de não recolher uma batelada de impostos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A gota d'água entre Benja e Portuga

Desde 2003 ouço no final da tarde com certa regularidade o programa Estádio 97, da rádio Energia 97 (97.7 FM), que está no ar de 1999. Ideal para quem gosta de futebol e pega o trânsito caótico de São Paulo. Para quem não conhece, o programa tem vários integrantes que mantém uma conversa bem descontraída por duas horas e meia de segunda a sexta-feira (das 18:00 17:30 às 20:30 20:00), cada um defendendo o seu clube do coração. Além da descontração, volta e meia surge algum furo interessante ou uma ótima entrevista, pois quase todos são bem informados e relacionados.
Há alguns meses notei que dois dos integrantes não estavam mais dirigindo a palavra um ao outro durante o programa. No começo achei que era só coincidência, mas depois vi que a coisa era pra valer mesmo: Benja (Benjamin Back) e Portuga (Gilberto Rodriguez) não se falam.  Sempre deu para perceber que o relacionamento entre os dois não era tão bom quanto o mantido por eles com o resto do pessoal, mas não trocarem um único &q…

Recebeu um boleto do Anuário de Marcas e Patentes?

O Cortissa interrompe sua programação leve e descontraída para prestar um serviço de utilidade pública.
Se você recebeu um boleto para "renovação imediata no Anuário de Marcas e Patentes" (sic) como o reproduzido abaixo e está na dúvida se deve pagá-lo, está no lugar certo.
Ao contrário do que alguém na correria do cotidiano pode pensar num primeiro momento, este "Anuário de Marcas e Patentes" não tem nada a ver com o registro da sua marca junto ao INPI e se o boleto não for pago você e sua empresa não sofrerão prejuízo algum. Muito pelo contrário.
O "serviço" oferecido em contrapartida ao pagamento do boleto, na verdade, é a divulgação dos dados da sua empresa em um suposto anuário, que muito provavelmente não existe. E, se existe, certamente não vale a pena desembolsar quase R$ 200,00 para fazer propaganda num veículo absolutamente desconhecido em todo o Brasil. 
Os termos "renovação" e "renovação imediata" são empregados apenas par…

Conselho de amigo sobre verrugas (imagens chocantes)

Há uns dois anos começaram a aparecer umas verrugas na minha mão, mas não dei a menor bola. Afinal, eram minúsculas e a metrossexualidade passou longe da minha pessoa. Nunca fiz as unhas (aliás, a Cristal Nails deve está com saudades de você, Paulão!), limpeza de pele ou outrasboiolagens outros tratamentos estéticos do gênero. Tomo banho quase todos os dias (no inverno, às vezes, - frise-se o às vezes -  eu falto mesmo) e faço a barba com relativa frequência para cumprir convenções sociais e porque quando cresce além de um certo ponto coça pra caramba.

Ocorre que as malditas começaram a aumentar bastante ultimamente e acabei tendo que ir a um dermatologista pela primeira vez na vida, ao 37 anos de idade. Consultei o meu convênio e marquei uma consulta na clínica mais perto de casa. Mulheres esperando para fazer aplicação de botox, adolescentes todos esfolados por peelings e eu lá, com as minhas verrugas. Para tranquilidade e divertimento da Lá, dentre todas as médicas loiras bronzeadas…