Pular para o conteúdo principal

Já vai tarde, Mano Menezes

mano_menezes_cbf

Agora, depois de muito amadorismo da CBF na condução do processo de escolha do novo técnico da seleção brasileira, parece que Mano Menezes vai mesmo assumir o posto. Como corinthiano (com H mesmo), só tenho a comemorar.

Mano ganhou títulos de 2ª linha (Segundona, Copa do Brasil e Paulistinha) e fez feio quando disputou torneios de “gente grande”. Ganhou prestígio muito mais em razão do clube que dirigia do que por força de suas conquistas dentro de campo. No Brasileirão 2009 ficou numa medíocre 10ª colocação e na Libertadores 2010 foi bovinamente desclassificado por um Flamengo em cacos. Mesmo assim, tem quase 1 milhão e meio de seguidores no Twitter.

Isso sempre queimando folhas salariais altíssimas, com total autonomia para fazer o que bem entendesse, tanto em termos de planejamento quanto de contratações. Aliás, nesses quase 3 anos em que dirigiu o Corinthians diversas negociações no mínimo curiosas aconteceram.

Não vou esmiuçar tudo aqui, mas só para exemplificar: quem em sã consciência pagaria 3 milhões de dólares para trazer o Souza e remunerá-lo mensalmente com R$ 170 mil? Coincidência ou não, quem empresaria Souza é Carlos Leite, que também administra a carreira do treinador e de outros vários jogadores que chegaram ao Timão ultimamente. Alguns, inclusive, teriam sido forçados a contratar os serviços de Carlos Leite para terem chances na equipe principal.

Por fim, lembremos que a missão do treinador que dirigirá a seleção e 2014 é simplesmente vencer a Copa do Mundo. Ninguém espera menos do que isso. E em termos de copa, Mano Menezes não é lá grande coisa.

Mas como estou me lixando para a seleção brasileira, que por sinal vai passar 4 anos “fazendo hora”, festejo a partida de Mano Menezes e torço pela chegada de alguém mais corajoso e com menos “rolos” ao Timão. Conforme o perfil do técnico que chegar, o Brasileirão 2010 ainda pode ir para o parque São Jorge. Estão falando em Adilson Batista, que considero boa opção, mas gostaria de ver Sergio Soares no Corinthians.

Comentários