25 de jun de 2010

Peter Quaife - R.I.P.

O baixista Peter Quaife, um dos fundadores dos Kinks ("do The Kinks" soa muito estranho para mim), faleceu ontem aos 66 anos. Nascido em Tavistock, no sudoeste da Inglaterra, Quaife fez parte da banda em seus "anos dourados", quando os Kinks plantavam as sementes do punk rock em músicas como "You Really Got Me" e "All Day and All of the Night".

Em 1969 Peter Quaife deixou os Kinks e seguiu a carreira de ilustrador e cartunista no Canadá e na Dinamarca. Coincidência ou não, a banda caiu num imenso marasmo nos anos seguintes. A causa de sua morte não foi divulgada, mas sabe-se que ele sofria de um problema grave nos rins e se submetia a sessões de hemodiálise regularmente há aproximadamente 10 anos. Aliás, um dos temas mais constantes de suas charges era justamente a hemodiálise, que chegou a render até um livro.

Eu ia colocar algo do Kinks aqui no post, mas procurando no YouTube achei algo que me pareceu ainda mais bacana: três adolescentes num vídeo caseiro e recente tocando "Picture Book" com a mais absoluta perfeição. Muito legal ver algo que foi concebido há mais de 40 anos ainda é apreciado pela molecada. E como a letra desta música tem tudo a ver com nostalgia, dei as buscas por encerradas. Se existe vida após a morte, espero de coração que Peter Quaife esteja livre das hemodiálises.

Pin It

Nenhum comentário: