Pular para o conteúdo principal

Você sabe usar o Google?

É só entrar no Google, preencher o campo de busca com o assunto desejado e clicar em pesquisar, certo? Bom, é isso o que eu tenho feito há anos e imagino que grande parte de vocês também. No máximo, quando quero que os resultados respeitem exatamente a ordem dos termos pesquisados, uso aspas (exemplo: revista animal e "revista animal" produzem resultados diferentes).

Mas hoje aprendi três truques simples e bastante úteis para pesquisar no Google com mais agilidade e "menas" perda de tempo.

1. Encontre documentos em formatos específicos (filetype)
Se você estiver procurando por um arquivo em um determinado formato, elimine todos os outros resultados usando este comando. Exemplo: lord byron filetype:pdf.

2. Pesquise apenas dentro de um determinado domínio (site)
Muitos sites têm sistema de busca próprio, mas não funcionam adequadamente pelos mais diversos motivos. Portanto, se você quiser pesquisar determinado assunto exclusivamente em um site com a garantia de que terá acesso a todos os resultados existentes, siga este exemplo: mutantes site:amazon.com.

3. Exclua determinados termos dos resultados (-)
Quando pesquisamos no Google é comum aparecerem resultados que não têm nada a ver com o que procuramos, afinal computadores não têm bola de cristal. Mas se você quer pesquisar o termo sabbath, por exemplo, e não está interessado em nada que diga respeito à banda Black Sabbath, basta fazer o seguinte: sabbath -black.

Estas são as dicas que eu considerei mais úteis, mas se você quiser conferir outras do mesmo tipo, dê uma olhada nesse artigo.

Comentários