Pular para o conteúdo principal

Figurinha da Copa também é cultura

A exemplo de milhares de marmanjos, estou colecionando as figurinhas da Copa do Mundo. Colecionaria de todo modo, como o fiz em 2006, mas tenho o álibi perfeito para sair das bancas carregando um punhado de pacotinhos dia sim dia não. Afinal, meu moleque de 4 anos também está vidrado na coleção: comemora como se fosse um gol quando tiramos um emblema prateado, lamenta quando sai uma figurinha que já temos (aliás, sabe de cor quais são elas) e conta diariamente quantas faltam para completar o álbum.

E pode até parecer propaganda, mas é incrível como um passatempo tão besta como esse pode ajudar no aprendizado de uma criança da idade dele. Ele consegue encontrar sozinho o "lugar certo" de cada figurinha (o oito tem duas barriguinhas, não é pai?) e já sabe o nome de vários países que participarão da Copa só de olhar o uniforme ou a bandeira.

Mas não foi para mostrar minha porção pai coruja que escrevi este post e sim para propor um desafio aos leitores do blog. Depois de ser questionado diversas vezes pelo meu filho sem saber responder, fui "estudar" e hoje sei diferenciar as bandeiras da Eslovênia (SVN), da Eslováquia (SVK) e da Sérvia (SRB), todas muito semelhantes. O desafio é o seguinte: será que você consegue identificar a bandeira de cada país na figura abaixo e dizer onde fica cada um no mapa? Se serve de consolo, eu tive que me socorrer do Google para fazer ambas as coisas.




(bandeiras e mapas: Wikipedia)

Quem quiser arriscar um palpite, responda nos comentários utilizando as letras (A, B e C) e as cores de cada país no mapa (azul, vermelho e verde). Na semana que vem eu atualizarei este mesmo post com  a resposta correta.

Atualizando em 03.05.2010:
A - Vermelho: Eslováquia
B - Azul: Eslovênia 
C - Verde: Sérvia

Comentários

Bebel e Lucio disse…
Vermelho=Eslováquia
Azul=Eslovênia
Verde=Sérvia
Até aqui eu tenho certeza, sem trapacear pesquisando no Google.
Mas as bandeiras, é querer demais!
Anônimo disse…
Adoro o blog e gostei de saber que vc tbm ta colecionando o album =)
Como ta o andamento?
Eu to quase completando o meu! Pela primeira vez to colecionando e to achando tudo isso bem divertido, as trocas, a galera se ajudando e presenteando, as promos do twitter @torcidapanini e @futgogos
beijinhoss
Cortissa disse…
Obrigado pela parte que me toca, lepassion. O intuito é divertir e fico feliz que alguém além de mim esteja curtindo.
Faltam mais ou menos 30% das figurinhas. Ando longe do Twitter ultimamente, mas vou xeretar suas dicas quando der. Volte sempre!