Pular para o conteúdo principal

Economize papel, tinta e espaço

Por muitos anos depois de aderir ao pagamento de contas pela internet ainda continuei imprimindo os comprovantes de cada pagamento que fazia. Mas, com exceção de uma cobrança a maior que a Net me fez há uns 6 anos, nunca precisei apresentar nenhum destes comprovantes em lugar algum. Um belo dia, tive a "brilhante idéia" de começar a imprimir os comprovantes em PDF e arquivá-los no computador. Assim, se algum dia precisar do comprovante na minha mão, o que é bastante improvável, imprimirei exclusivamente o arquivo necessário, economizando papel, cartucho de impressora e espaço.

Quem quiser se precaver, pode fazer o upload de cada arquivo criado para o Google Docs a fim de ter uma cópia de segurança na hipótese do computador ter qualquer tipo de problema .

Para imprimir um arquivo em PDF uso o Acrobat Distiller da Adobe, mas dá para se virar muito bem com o doPDF, que é freeware. Com ele devidamente instalado, depois que o comprovante de pagamento estiver sendo exibido na tela, basta clicar em "Arquivo" no seu navegador, depois em "Imprimir" e selecionar o doPDF dentre as impressoras instaladas, como exemplificado na imagem abaixo que eu "roubei" do próprio site deles.


Nomeie os arquivos de uma forma prática e padronizada para ficar mais fácil encontrar o que você procura no futuro (ex: CLARO_NOV.09, SULAMERICA_JAN.10, NET_MAR.10 etc.) e crie pastas para arquivar cada tipo de comprovante (Luz, Água, Condomínio, Planos de Saúde etc.).

Comentários