Pular para o conteúdo principal

Novidades no Cortissa: links relacionados, Feed, retweet e Twitter


Certamente vocês já notaram que na semana passada eu instalei o gadget links relacionados abaixo de cada post. Ele funciona assim: de acordo com os marcadores utilizados para classificar os posts dentro de um mesmo blog, este gadget seleciona outros 5 que tratam de assuntos iguais ou similares (na verdade a quantidade de posts a serem exibidos é configurável, de 3 a 5). Assim, quem gostou de alguma coisa pode encontrar com mais facilidade posts sobre o mesmo assunto sem ter que ficar vasculhando o arquivo ou os marcadores. A instalação é extremamente simples e está funcionando perfeitamente por aqui. Mas é claro que ele não faz mágica. Se o administrador do blog (eu, "no caso") não classifica decentemente os posts com marcadores que fazem algum sentido, o programinha não consegue relacionar nada com nada. Por isso, estou passando um pente-fino nos marcadores do Cortissa para a coisa ficar “redonda”. Quem se interessar, o gadget é fornecido gratuitamente no site Link Within sem a necessidade de registro ou login.

Também aproveitei o fim da madrugada de sexta para sábado, que passei pajeando nossa cadelinha apavorada com a chuva e os trovões, para incrementar um pouco o blog com três recursos bastante úteis.

O primeiro é o Feed, disponível no menu lateral. Ainda preciso adequá-lo ao layout do blog, mas por enquanto vai ficar assim. Como sei que alguns leitores do blog nem sonham com o que vem a ser isso, vou explicar rapidamente. Muita gente gosta de ler diversos blogs todos os dias, mas não tem tempo ou paciência de entrar em cada um deles para conferir as novas postagens. Por isso, já há um bom tempo, foram criados programinhas que coletam automaticamente todas as atualizações dos blogs que o leitor desejar e as reúne num único lugar, sem a necessidade de ficarmos navegando por cada um dos blogs diariamente. Para acompanhar este ou qualquer outro blog via Feed é preciso fazer apenas duas coisas: escolher qual Feed Reader (programinha que reúne as postagens) você vai utilizar e depois se inscrever, em cada um dos blogs de seu interesse, para receber as atualizações. Quem tem uma conta Google, pode utilizar o Google Reader.

O segundo é o Tweet This. Quem tem uma conta no Twitter e quiser publicar algum dos posts do Cortissa lá, basta clicar neste ícone verdinho abaixo de cada post e pronto: um tweet com o título da postagem acompanhado do respectivo link será automaticamente publicado na sua página. É o que chamam de "retweet". Você só precisa se certificar que está logado no Twitter para que a “mágica” funcione. Encontrei esta ferramenta no Solid Blog, com instruções para instalação tão simples que até eu entendi.

E por falar em Twitter, o Cortissa também se rendeu a mais esta “mudernidade”. Todos os posts do blog, a partir de 09/12/2009, serão automaticamente publicados lá através do Tweet This. A página do Cortissa no Twitter é http://twitter.com/cortissa (link permanente no menu lateral).

Comentários