Pular para o conteúdo principal

Batman e Robin, 4 décadas depois

No mesmo dia em que fui comprar os presentes de natal, encontrei em DVD um longa metragem do Batman. Não dessa nova safra (excelente, por sinal), versão Dark Night, com o temperamental Christian Bale no papel principal, mas aquela ultra kitsch dos anos 60, com um Batman fora de forma (Adam West) e um Robin boiólinha (Burt Ward) tirando conclusões absurdas para desvendar pistas "nada a ver" deixadas pelos vilões, além das lutas cheias de onomatopéias e um festival de cores no figurino.

Eu, a exemplo de praticamente todo mundo da minha geração, cresci assistindo à série de TV. Não perdia um minuto sequer, desde a abertura, até os créditos finais. Lembro claramente (e olha que tenho pouquíssimas recordações dessa época), de aos 3 anos de idade, quando ainda morávamos nos EUA (mini GAP), acordar bem cedo aos sábados, tipo 6 da manhã, descer a escada de casa, ligar a TV e ficar assistindo Batman sozinho. E a série me acompanhou, seguramente, até uns 12 anos de idade.
Sob o pretexto de apresentar meu filho a este Batman "para crianças", comprei o DVD (R$12 e alguma coisa) e é claro que já o assisti inteiro ao lado dele, que só curtiu as cenas de luta e quando eles descem pela passagem secreta de roupa e aparecem na Bat-Caverna de uniforme. Quem faz a Mulher-Gato não é a Julie Newmar, que me despertava sensações até então desconhecidas com aquela roupa de couro preta justa e trejeitos sensuais, mas Lee Meriwhether, que, salvo engano, também trabalhou no seriado. Os outros vilões são todos os titulares: Cesar Romero no papel de Coringa (falecido em 1994), Burgess Meredith como Pinguim (falecido em  97 - fez "sucesso" em Rocky), e Frank Gorshin como Charada (falecido em 2005 - também estrelou a série Star Trek e fez uma ponta no longa "Os Doze Macacos").

Bateu aquela nostalgia  e fui consultar o oráculo do Google para descobrir onde andaria a dupla dinâmica que alegrou minha infância. Adam West e Burt Ward estão vivos, até nova ordem, e se até eu que sou um zé mané tenho blog, é claro que eles têm site (os nomes estão linkados). Abaixo, fotos relativamente atuais:


E nas minhas pesquisas ainda fiz uma descoberta interessante: em 2003 os dois fizeram um filme cômico juntos chamado "Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt", em que interpretam a si mesmos. O filme é cheio de tiradas referentes à série e dá para vê-lo inteirinho aqui:


Comentários