Pular para o conteúdo principal

Vai que ainda dá! E dá mesmo! (ou Crônicas de uma tragédia anunciada parte V)

Faltando duas rodadas para o término do campeonato, na ponta de cima 4 clubes brigam pelo título (São Paulo, Flamengo, Internacional e Palmeiras), fato inédito desde que o sistema de pontos corridos foi adotado, em 2003. Que vença o melhor, desde que não seja nenhum dos paulistas...

Mas o que nos interessa mesmo é o extremo oposto da tabela, onde matematicamente ainda são 6 os times que “disputam” as 3 vagas em aberto do rebaixamento. O Sport de Recife já garantiu a dele, mas Náutico, Santo André, Fluminense, Botafogo, Coritiba e Atlético-PR estão no páreo do desespero, todos com chances de escapar.


    Fonte: Globo.com


O incrível é que dos 6, o “nosso” Fluzão é aquele com maiores chances de não cair, pois tem feito ultimamente uma campanha de campeão. Enumerei 4 “Flu facts” relevantes:
  1. No Brasileirão, está invicto há 9 rodadas, com 6 vitórias e 3 empates.
  2. O aproveitamento da equipe nas últimas 10 partidas, só para pegar um número “redondo”, é de 70%, superior ao de todos os campeões da era dos pontos corridos, com exceção do Cruzeiro de Alex e Luxemburgo em 2003.
  3. Considerando-se somente os jogos do returno, o Fluminense está em 4º lugar, atrás de Flamengo, Cruzeiro e São Paulo.
  4. Na 37ª e penúltima rodada, o Fluminense joga em casa contra o Vitória, que não quer mais nada com nada nesse campeonato. Enquanto isso, 4 dos seus adversários diretos jogam entre si (Atlético-PR x Botafogo / Santo André x Náutico) o Coritiba pega o Cruzeiro em Minas, em condições normais de temperatura e pressão, um páreo duro.

Enfim, é bem possível, considerando-se a bola que o Flu tem jogado, que na próxima rodada, depois de um longo e tenebroso inverno, o time das Laranjeiras saia finalmente da zona de rebaixamento.

Agora, se a tragédia anunciada vai ter final feliz, isso eu não me arrisco a dizer!

Comentários